quarta-feira, 14 de novembro de 2018

StickBug: um incrível e versátil stick bass!


Por Henrique Inglez de Souza

Viajar costuma ser uma grande questão para a maioria dos músicos, por conta de transportar seus equipamentos. E isso se complica conforme o tamanho e a delicadeza do instrumento. Porém, o novo stick bass da Mendes Luthieria dribla esse entrave e se mostra uma ótima alternativa.
Lançado na feira Music Show Experience 2018, o StickBug vem nas versões II e IV. Produzidos com madeira brasileira, cada qual divide qualidades e apresenta peculiaridades. São aspectos que otimizam não somente o transporte e o manuseio, mas proporcionam um som deliciosamente bom.
Em linhas gerais, ambos têm design único e inédito, com escala confortável de 32 polegadas e dimensões reduzidas. “Há ainda tensor ajustável, controle de volume e captação Mendes TonePoint, desenvolvida exclusivamente”, acrescenta o luthier Jean Mendes. “É impressionante a sonoridade que conseguimos com esse contrabaixo, que praticamente não tem massa, corpo!”

Versões
O StickBug II e o StickBug IV diferem no número de cordas: o primeiro com 2 e o segundo, com 4 cordas. Eles ainda podem ser produzidos com ou sem trastes. Nos modelos com trastes, a escala é de imbuia e nos fretless, de jatobá.

Captação
O StickBug II usa captador Mendes TonePoint 22 e o StickBug IV, Mendes TonePoint 40. “Há diferença no diâmetro dos captadores: cada capsula tem 22 mm e 40 mm, respectivamente”, diz Jean Mendes.


Extremamente leve
O peso do StickBug chama a atenção. A versão StickBug II pesa 1,3 kg, enquanto que o StickBug IV pesa 1,5 kg. “São modelos assustadoramente leves”, empolga-se o luthier.

Ineditismo
Quando se pensa num stick bass com qualidade no som e que favorece a praticidade na hora de transportá-lo, temos duas ótimas opções. Os StickBug II e IV são inovadores e perfeitos para viajar. “São uma solução para profissionais e amadores. Fizemos contrabaixos de pouco mais de 1 m, pesando pouco mais de 1 kg”, finaliza Jean Mendes.

Especificações técnicas

Corpo/braço: marupá (braço inteiriço)
Braço: marupá (tensor ajustável)
Comprimento da escala: 32”
Escala: imbuia (com trastes) e jatobá (fretless)
Raio da escala: 20”
Traste: fino – Sanko (19 trastes)
Ponte: polímero exclusivo
Espaçamento de cordas: 18 mm
Nut: 34 mm
Tarraxas: pretas
Captação: Mendes TonePoint (passiva)
Acabamento: Verniz fosco de poliuretano
Peso: 1,3 kg (StickBug II) e 1,5 kg (StickBug IV)
Controle de volume
Acompanha gigbag exclusiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário