quinta-feira, 1 de novembro de 2018

LAM Bass: um novo conceito de construção e design


                                                                                                                                         Por Henrique Inglez de Souza

Uma novidade extremamente ergonômica – é assim que dá para resumir as variadas características do LAM Bass. A Mendes Luthieria mostra que não está para brincadeira nem repetição. O baixo esbanja inovação e ousadia.
Essas qualidades refletem-se em cada detalhe. A construção, por exemplo, é feita a partir de lâminas de madeira. São dispostas em camadas, compondo um molde prensado. Além disso, a curvatura do eixo é "retorcida" na diagonal do corpo, tanto na parte de trás quanto na da frente – não se trata de um corpo côncavo. É descentralizado, o que favorece uma maior liberdade para a abordagem.
“Há um encaixe de corpo bem natural. O LAM Bass “veste” com mais facilidade! Fica mais fácil de tocar”, diz o luthier Jean Mendes. “É um modelo extremamente leve – acredito que, na média, o mais leve que já projetamos.”
O headstock também carrega ares de ousadia, com tarraxas distribuídas em 1+3. Muito mais do que um traço de elegância, a disposição proporciona mais firmeza à corda grave. “Há um deslocamento e um comprimento maiores de corda”, explica Jean.
O LAM Bass foi oficialmente apresentado ao público durante a Music Show Experience 2018, realizada entre 19 e 22 de setembro, no São Paulo Expo (São Paulo/SP).

Shape
Com o shape mais orgânico do LAM Bass, a "distância" ao corpo do músico acaba sendo reduzida. Também serve para melhorar a curvatura, de modo a proporcionar mais conforto na hora de tocar. “Não tem nada a ver com compensado. É laminado!”, ressalta Jean Mendes.

Revolucionar a pegada
A cereja do bolo no LAM Bass é o Ergoneck System, um sistema de construção da escala que apresenta curvatura diferenciada e exclusiva. Desenvolvido pela Mendes Luthieria, o recurso torna a digitação precisa, suave e mais leve – sim, a musculatura das mãos é menos exigida!
“O raio da escala é inclinado para a frente. Ou seja, a escala é mais fina na parte aguda e vai engrossando até a parte grave”, explica o luthier. “Sua pegada fica mais natural do que numa escala convencional. Há um conforto maior, e você economiza energia. As cordas graves permanecem mais firmes, pois ganham mais tensão.”

Especificações técnicas

LAM Bass
Corpo: Cedro rosa/marupá (laminado)
Braço (parafusado, com tensor): 5 peças (marupá/jatobá)
Comprimento da escala: 34”
Escala: Imbuia (Ergoneck System)
Raio da escala: 20”
Trastes: Jumbo (24 trastes)
Ponte: Mendes Style do tipo true body (madeira)
Espaçamento de cordas: 19 mm
Nut: 38 mm
Tarraxas: Black
Captação: Mendes SB Set (passivo), com hum-cancelling
Pré-amp: Mendes Original Master 3EQ (9V)
Opcional: pré-amp Mendes Original Master Velvet
Opcional: Mendes DI
Opcional: captação DualTone
Acabamentos: Poliuretano de alto brilho (corpo) e verniz fosco de poliuretano (braço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário