Henrique
Inglez de Souza
Toda
empresa e todo luthier sérios buscam o domínio do timbre em seus
instrumentos. Esse desafio representa não somente a escolha perfeita
da madeira e da construção, mas também ter uma parte elétrica
eficiente e cuidadosamente desenvolvida.A
Mendes Luthieria, em seus primórdios, utilizava um sistema composto
pelo pré-amplificador da marca, o Original Master, e captação
Seymour Duncan Bass Lines.“Quando
começamos a construir contrabaixos, ainda não fazíamos captador.
Então, escolhemos como padrão esse Seymour Duncan ativo”, conta
Jean Mendes, que logo acabou direcionando a produção de sua
companhia para a construção de contrabaixos.Enquanto
esse processo ocorria, aumentava a ideia de que a Mendes Luthieria
deveria oferecer modelos que carregassem a identidade sonora. “Sempre
tive em mente que um luthier tinha que ser completo, e não como um
alfaiate que não sabe fazer a barra! Ter nosso próprio captador era
um sonho.”A
vontade de desenvolver um captador próprio também era alimentada
por algo que Jean Mendes costumava ouvir bastante: “Falavam que os
luthiers eram ótimos na parte de madeira, mas de elétrica...
deixavam
a desejar”.
O
projeto de um captador próprio saiu do papel em 2012. Aconteceu
quando o baixista e professor pernambucano Joãozinho Souza
encomendou um modelo. “Estávamos para fazer seu outro baixo”,
lembra Jean. “Ele já usava o Sharp Bass – com captação Seymour
Duncan e nosso pré-amp –, e lançou essa história de captação.
Falou: ‘Você tem que fazer captador’.”
As
instalações da Mendes Luthieria, na época, não tinham a estrutura
para realizar os testes necessários, quando se trata de desenvolver
captadores de alta qualidade. Porém, a insistência de Joãozinho
foi tanta que Jean agarrou a ideia e encarou o desafio. Construiu uma
máquina para enrolar bobinas e se debruçou em inúmeras pesquisas e
experimentos.
Dedicou-se
até finalmente chegar ao surpreendente e sonhado resultado: o
captador passivo Mendes SB-6 para baixos de 6 cordas.
“Ele
falava que o próximo baixo que faríamos viria com ‘captador
Mendes’. Ô, homem de fé! Profeta! [risos]”, completa, com bom
humor, o luthier. “Encontramos o padrão que temos hoje.
Conseguimos definir nosso timbre, o som Mendes!”
Raio-X
Com invólucro feito a mão e em madeira, os
captadores Mendes SB-6 são basicamente cerâmicos por se tratar de
material extremamente resistente e de ser um imã moderno. O timbre
resultante é forte, limpo, cristalino e moderno. “Sempre foi nosso
caminho: o som de baixo moderno”, ressalta Jean Mendes.
Contando
com sistema hum-cancelling, são duas bobinas combinadas trabalhando
em split – não humbucking. Além disso, o Mendes SB-6 tem saída
média para baixa, é blindado e sem polo aparente.
“Conseguimos
um captador com timbre extremamente claro, definido, com bom grave e
baixíssimo ruído”, completa o luthier. “Arrisco a dizer que, na
maioria dos casos (pelos menos em nossos baixos), é zero de ruído!”
Sabe
aquela história do casamento perfeito? Pois é exatamente isso o que
a Mendes Luthieria atingiu na combinação entre o pré-amplificador
Original Master e o captador Mendes SB-6. “Um timbre superespecial,
extremamente versátil e com zero de ruído. Você tem a sonoridade
do single-coil, só que sem o ruído”, finaliza Jean.
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