quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Captador Mendes: timbre definido para seu baixo


Henrique Inglez de Souza

Toda empresa e todo luthier sérios buscam o domínio do timbre em seus instrumentos. Esse desafio representa não somente a escolha perfeita da madeira e da construção, mas também ter uma parte elétrica eficiente e cuidadosamente desenvolvida.A Mendes Luthieria, em seus primórdios, utilizava um sistema composto pelo pré-amplificador da marca, o Original Master, e captação Seymour Duncan Bass Lines.“Quando começamos a construir contrabaixos, ainda não fazíamos captador. Então, escolhemos como padrão esse Seymour Duncan ativo”, conta Jean Mendes, que logo acabou direcionando a produção de sua companhia para a construção de contrabaixos.Enquanto esse processo ocorria, aumentava a ideia de que a Mendes Luthieria deveria oferecer modelos que carregassem a identidade sonora. “Sempre tive em mente que um luthier tinha que ser completo, e não como um alfaiate que não sabe fazer a barra! Ter nosso próprio captador era um sonho.”A vontade de desenvolver um captador próprio também era alimentada por algo que Jean Mendes costumava ouvir bastante: “Falavam que os luthiers eram ótimos na parte de madeira, mas de elétrica... deixavam a desejar”.

O projeto de um captador próprio saiu do papel em 2012. Aconteceu quando o baixista e professor pernambucano Joãozinho Souza encomendou um modelo. “Estávamos para fazer seu outro baixo”, lembra Jean. “Ele já usava o Sharp Bass – com captação Seymour Duncan e nosso pré-amp –, e lançou essa história de captação. Falou: ‘Você tem que fazer captador’.”

As instalações da Mendes Luthieria, na época, não tinham a estrutura para realizar os testes necessários, quando se trata de desenvolver captadores de alta qualidade. Porém, a insistência de Joãozinho foi tanta que Jean agarrou a ideia e encarou o desafio. Construiu uma máquina para enrolar bobinas e se debruçou em inúmeras pesquisas e experimentos.
Dedicou-se até finalmente chegar ao surpreendente e sonhado resultado: o captador passivo Mendes SB-6 para baixos de 6 cordas.
“Ele falava que o próximo baixo que faríamos viria com ‘captador Mendes’. Ô, homem de fé! Profeta! [risos]”, completa, com bom humor, o luthier. “Encontramos o padrão que temos hoje. Conseguimos definir nosso timbre, o som Mendes!”

Raio-X

Com invólucro feito a mão e em madeira, os captadores Mendes SB-6 são basicamente cerâmicos por se tratar de material extremamente resistente e de ser um imã moderno. O timbre resultante é forte, limpo, cristalino e moderno. “Sempre foi nosso caminho: o som de baixo moderno”, ressalta Jean Mendes.
Contando com sistema hum-cancelling, são duas bobinas combinadas trabalhando em split – não humbucking. Além disso, o Mendes SB-6 tem saída média para baixa, é blindado e sem polo aparente. 

“Conseguimos um captador com timbre extremamente claro, definido, com bom grave e baixíssimo ruído”, completa o luthier. “Arrisco a dizer que, na maioria dos casos (pelos menos em nossos baixos), é zero de ruído!”



Sabe aquela história do casamento perfeito? Pois é exatamente isso o que a Mendes Luthieria atingiu na combinação entre o pré-amplificador Original Master e o captador Mendes SB-6. “Um timbre superespecial, extremamente versátil e com zero de ruído. Você tem a sonoridade do single-coil, só que sem o ruído”, finaliza Jean.

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